sábado, 3 de dezembro de 2011

Licks e patterns sobre escala pentatônica

Aqui vai mais um pattern aplicado sobre a escala pentatônica. Este pattern é inspirado na técnica do ex-guitarrista da banda Guns n' Roses.







Utilize palhetada alternada para executar este pattern. Use também o metrônomo para adquirir fluência e naturalidade. Sempre procure executar com clareza, definição de notas e ritmo preciso.

Bons estudos e até a próxima!!

Fabrício Esteves

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Licks e patterns sobre escala pentatônica

Este é um pattern do qual gosto muito. Ele funciona muito bem para vários estilos. Pode ser aplicado a todos os shapes da escala pentatônica. Deve ser tocado com palhetada alternada. Use o metrônomo para obter fluência e precisão.










Tenha sempre paciência e persistência ao estudar guitarra. Não esqueça de tocar em diferentes regiões e tonalidades e inventar novas possibilidades com este pattern.

Espero que tenham gostado e bons estudos. Até a próxima!!

Fabrício Esteves

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escala Pentatônica Menor

 Escala formada pelos intervalos de 1, b3, 4, 5 e 7. Esta escala é muito usada no blues e no rock e todos os seus afluentes.  Eternizada nos dedos de guitarristas como Jimi Hendrix, Eric Clapton, BB KIng, Slash, Joe Satriani, entre tantos outros.

 Vou mostrar alguns patterns e licks construídos a partir desta escala. Mas antes disto é importante que conheçamos os diferentes shapes desta escala e a dominemos por todo o braço da guitarra.











 Não encontrei nenhum software que me permitisse eu mesmo criar as caixinhas. Por isso usei as deste site:


Nos vemos na próxima, com alguns patterns e licks sobre esta escala.
Bons estudos!
Fabrício Esteves

domingo, 7 de agosto de 2011

Riffs: Master of Puppets

 Faixa título do álbum Master of Puppets gravado em 1986. Este é o terceiro álbum do Metallica, uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos.
 Esta música está entre as mais pedidas dos meus alunos, por isso achei legal postar o riff aqui no blog.
 Um detalhe interessante é o fato de ser tocado com a palhetada toda em um único sentido, para baixo, gerando a sonoridade peculiar deste riff.
 Esta é uma forma de palhetar muito particular ao heavy metal.




 Pratique com paciência, usando a palhetada sempre para baixo. Um metrônomo é indispensável para controlar o pulso e aumentar gradativamente o andamento.

Fiquem ligados e bons estudos.

Fabrício Esteves.

sábado, 16 de julho de 2011

Voando pela escala


Uma boa forma de "andar" ou "correr" sobre o braço da guitarra é aplicando um pattern sobre a escala. Neste exemplo, utilizei a escala de Dó Maior.


Podemos usar este pattern de várias formas. Vou demonstrar duas que acredito serem bastante eficazes e muito divertidas!!! A primeira seria na forma horizontal, utilizando apenas uma corda. A segunda, um pouco mais complexa, na forma vertical, utilizando o shape da escala maior com três notas por corda. Utilize sempre palhetada alternada, metrônomo e, acima de tudo, paciência. Preocupe-se com a qualidade do som e não com a velocidade.


Exemplo 1:




Exemplo 2:




Juntando tudo, temos o exemplo 3:





Podemos utilizar de diversas outras maneiras este mesmo pattern, ou até mesmo criar outros mais complexos. Use a imaginação!! Em breve postarei outras idéias e dicas. Fiquem ligados.

Bons estudos!!

Fabrício Esteves


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lick Palhetada Alternada.


 Este é um lick de uma música de minha autoria chamada "Vida de músico". Este trecho é todo executado utilizando palhetada alternada, para obter maior definição das notas. Optei pela alternada pela sonoridade, não pela facilidade.

 Este lick está todo em tercinas, ou seja, três notas por tempo. Execute utilizando o metrônomo e tenha muita paciência para alcançar boa fluência. Lembre-se, faça música, não exercício.





 Este trecho pode ser encontrado no site myspace.com/fabricioesteves

 Bons estudos!!

Fabrício Esteves

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mr. Big

Daddy, brother, lover, little boy


 Aproveitando a passagem da banda Mr. Big aqui no Brasil, resolvi postar uma transcrição feita por mim do solo da música "Daddy, brother, lover, little boy.

 Nesta transcrição, fiz uma adaptação em um trecho, onde Paul Gilbert usa abertura de mão e palhetada alternada para executar um arpejo de mi menor. Adaptei esta parte para aqueles que não tem dedos enormes como o sr. "Paulo Gilberto", onde pode-se usar a técnica da palhetada sweep.


































Gravei um vídeo tocando este solo:

http://www.youtube.com/watch?v=tGZE-tjV8KE

Fabrício Esteves

sábado, 25 de junho de 2011

Escutando música

 Uma das coisas mais importantes para aqueles que pretendem ingressar no mundo da música é o simples ato de escutar música.

 Hoje em dia, com tantos atrativos a nossa volta, como os computadores com internet e games, video games, tv a cabo, etc, perdemos aquele hábito de sentar no sofá e colocar o disco para rodar.

 Lembro-me de escutar alguns programas clássicos no rádio deitado na cama, ou ouvir um disco, deitado no sofá ao lado do "3 em 1" com o encarte na mão.

 Atualmente as pessoas ouvem música enquanto jogam um game multiplayer on line ou enquanto conversam no msn, ou coisa do tipo. A atenção fica voltada para o que devemos fazer no game ou o que estamos contando ou lendo no msn e a música, ali rolando, passa desapercebida. Em algum momento, lembramos que a música esta tocando.

 Para aqueles que são apaixonados por este instrumento maravilhoso, a guitarra, ou mesmo para aqueles que simplesmente amam a música, experimentem guardar um momento, por mais curto que seja, exclusivamente para ouvir música. Para prestar atenção na linha do baixo, nas mudanças de acordes do piano, na variação de intensidade da bateria. Experimente prestar atenção em cada instrumento individualmente e imagine como tocar cada um deles. Observar o timbre da guitarra, efeitos, imaginar o que o guitarrista está usando, qual guitarra, qual pedal, etc.

 Entender o papel de cada instrumento nos faz conhecer melhor o nosso papel, como guitarristas, dentro da música.
Se tu quiseres jogar futebol, vais precisar entender qual papel de cada jogador nas diferentes posições, para que saiba o que fazer em campo na hora do jogo, certo? Além disso, precisas saber as regras do jogo, certo?  Pois ouvir música lhe traz este conhecimento, além de noção rítmica, inspiração para executar, interpretar ou criar algo. Musicalidade!

 Acredito que, em meio a esta correria de hoje em dia, de 5 a 30 minutos diários reservados para esta atividade já seja o suficiente. O simples ato de "ouvir música" nos traz grandes benefícios. Vale a pena!!!!

Fabrício Esteves

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Palhetada Alternada

 Um dos exercícios mais tradicionais e eficazes para a prática desta técnica é o exercício de cromatismo da figura abaixo:


 No entanto, alguns alunos não ficam satisfeitos com a idéia de praticar um exercício de sonoridade nada atraente e pouco estimulante, onde a finalidade pode não ficar tão clara.
Pensando nisso, estou postando alguns licks que poderão ser usados como forma de exercitar esta técnica, porém, associado a prática de um trecho de uma música.
 É de total importância que todos licks sejam praticados com metrônomo e com muita calma e atenção!


Riff da música "Dammit" da banda Blink 182:


Riff da música "Stay together for the kids" também do Blink 182:


Riff da música "Erotomania" da banda Dream Theater:


Tema do desenho "Pantera cor de rosa":


 Não estou aqui querendo diminuir a importância da prática dos exercícios de cromatismo, ou de cordas soltas, ou qualquer tipo de exercício que não faça parte de alguma composição conhecida. Espero que este material sirva de incentivo para que, futuramente, os "estudantes" da guitarra pratiquem também tais exercícios. O importante é tocar sempre observando o ritmo, qualidade de som, definição das notas e movimento, ou seja, fazendo música sempre!!! Bons estudos!

Fabrício Esteves