sábado, 25 de junho de 2011

Escutando música

 Uma das coisas mais importantes para aqueles que pretendem ingressar no mundo da música é o simples ato de escutar música.

 Hoje em dia, com tantos atrativos a nossa volta, como os computadores com internet e games, video games, tv a cabo, etc, perdemos aquele hábito de sentar no sofá e colocar o disco para rodar.

 Lembro-me de escutar alguns programas clássicos no rádio deitado na cama, ou ouvir um disco, deitado no sofá ao lado do "3 em 1" com o encarte na mão.

 Atualmente as pessoas ouvem música enquanto jogam um game multiplayer on line ou enquanto conversam no msn, ou coisa do tipo. A atenção fica voltada para o que devemos fazer no game ou o que estamos contando ou lendo no msn e a música, ali rolando, passa desapercebida. Em algum momento, lembramos que a música esta tocando.

 Para aqueles que são apaixonados por este instrumento maravilhoso, a guitarra, ou mesmo para aqueles que simplesmente amam a música, experimentem guardar um momento, por mais curto que seja, exclusivamente para ouvir música. Para prestar atenção na linha do baixo, nas mudanças de acordes do piano, na variação de intensidade da bateria. Experimente prestar atenção em cada instrumento individualmente e imagine como tocar cada um deles. Observar o timbre da guitarra, efeitos, imaginar o que o guitarrista está usando, qual guitarra, qual pedal, etc.

 Entender o papel de cada instrumento nos faz conhecer melhor o nosso papel, como guitarristas, dentro da música.
Se tu quiseres jogar futebol, vais precisar entender qual papel de cada jogador nas diferentes posições, para que saiba o que fazer em campo na hora do jogo, certo? Além disso, precisas saber as regras do jogo, certo?  Pois ouvir música lhe traz este conhecimento, além de noção rítmica, inspiração para executar, interpretar ou criar algo. Musicalidade!

 Acredito que, em meio a esta correria de hoje em dia, de 5 a 30 minutos diários reservados para esta atividade já seja o suficiente. O simples ato de "ouvir música" nos traz grandes benefícios. Vale a pena!!!!

Fabrício Esteves

Um comentário:

  1. Dale Fá!
    Tchê, este princípio me ajudou muito na hora de "tirar" uma musica. Antes de sequer tocar no instrumento, eu deitado, escuto a musica com fones e de olhos fechados, visualizando o instrumento, sentindo ele. Quando de fato vou "tirar" a musica, já sai quase que automático!
    E imagino que este seja apenas um pedaço do que este principio/fundamento nos proporciona!
    E como todo estudo, ele aprimora. O que só o torna mais interessante.

    Gracias Fá!! Abração!

    ResponderExcluir